cover
Tocando Agora:

Vigilância sanitária descarta mais de 15 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares encontradas em Planaltina

Vigilância Sanitária apreende mais de 15 mil litros de bebidas irregulares. A Vigilância Sanitária descartou, nesta sexta-feira (17), mais de 15 mil litros ...

Vigilância sanitária descarta mais de 15 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares encontradas em Planaltina
Vigilância sanitária descarta mais de 15 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares encontradas em Planaltina (Foto: Reprodução)

Vigilância Sanitária apreende mais de 15 mil litros de bebidas irregulares. A Vigilância Sanitária descartou, nesta sexta-feira (17), mais de 15 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares encontradas em dois estabelecimentos em Planaltina. As garrafas foram entregues para o Aterro Sanitário de Samambaia. A apreensão é resultado de fiscalizações realizadas na quarta-feira (15) e na quinta-feira (16), após suspeitas de intoxicação por metanol no DF no início do mês. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do DF em tempo real e de graça. Entre janeiro e setembro de 2025, foram mais de 23 mil litros de bebidas irregulares confiscadas e 194 autuações de estabelecimentos no DF, segundo a Secretaria de Saúde. Vigilância Sanitária entrega mais de 15 mil litros de bebida irregular para descarte no Aterro Sanitário de Brasília. Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF As características de bebidas irregulares são garrafas: sem identificação sem número de registro sem lote de fabricação embalagens inapropriadas com selo ou lacres violados sem registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária A venda de bebidas sem procedência é considerada infração sanitária. O estabelecimento pode ser autuado, responder a processo administrativo e ser multado em valores que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Em casos de fraude, os responsáveis também podem ser investigados nas esferas civil e criminal. A Secretaria de Saúde adverte: "É importante que a população fique atenta aos sinais de alerta, como bebidas sem procedência, preços muito abaixo do mercado, selo ou lacres violados, rótulo mal colocado, com erros ortográficos e impressão de baixa qualidade. A bebida também pode apresentar consistência turva, com partículas em suspensão". 🎥 Veja abaixo como identificar falsificação: Cartilha mostra como identificar bebidas falsificadas Bebidas monitoradas no DF Na próxima semana, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), dará início à terceira etapa das ações de combate à venda de bebidas alcoólicas sem procedência. Além disso, segundo as secretarias, as bebidas regulares em estabelecimentos passam a ser monitoradas por meio de coleta de amostras para análise da presença de metanol, substância tóxica e proibida. O trabalho faz parte do Programa de Vigilância Sanitária (PVS), em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF), responsável pelas análises dos produtos dentro do setor produtivo regulamentado. 📌 Em caso de suspeita de irregularidades, a população pode denunciar através do site Participa-DF ou pelo telefone 162. Bebidas apreendidas nesta semana estavam em embalagens inadequadas e sem identificação. Reprodução/SES-DF LEIA TAMBÉM: VALE TUDO: 'Quem matou Odete Roitman?': saiba onde assistir ao último capítulo de 'Vale Tudo' no DF VACINAÇÃO: Dia D de Vacinação terá mais de 100 salas de imunização neste sábado (18), no DF Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.